Você sabe como separar seus resíduos corretamente? Aqui vamos explicar brevemente alguns grupos de resíduos e alguns procedimentos básicos necessários para separação em casa. Além disso, vamos disponibilizar alguns materiais para download como cartazes informativos para que você possa utilizar e ajudar na conscientização das pessoas a sua volta.

Cada ação, por mais pequena que seja, pode mudar a realidade local!!! Aja!!!

Materiais para download

Você, assim como a gente, frequentemente vê resíduos passíveis de reciclagem destinados incorretamente e acondicionados em lixeiras comuns? Baixe e utilize os materiais abaixo como quiser. Seja nas áreas comuns e nas destinadas ao acondicionamento dos resíduos do seu condomínio, seja na sua escola ou em algum mural informativo.

Sinalização – acondicionamento de resíduos comuns

Sinalização – acondicionamento de resíduos recicláveis

Sinalização – acondicionamento de resíduos orgânicos

Separação na fonte e coleta seletiva

A separação na fonte é uma etapa fundamental para dar a destinação correta e depende da sua colaboração!

É importante prestar atenção nestes 4 grupos de resíduos:

Recicláveis secos

Papel, papelão, metais, vidro (mas cuidado para ficar bem embalado e sinalizado, para ninguém se machucar), vários tipos de plásticos (ex: embalagens de cosméticos e produtos de limpeza, garrafas PET). 

Estes materiais são importantes para garantir a renda de milhares de catadores pelo mundo. Lembre-se de limpar os recicláveis para facilitar o trabalho deles e também evitar contaminação de outros materiais.

O tipo de material aceito pela coleta seletiva costuma variar de uma cidade para outra, você pode consultar os catadores locais para mais informações!

Orgânicos

Restos de alimentos, flores, folhas, grama. Esses resíduos podem ser compostados dentro da sua casa ou enviados para compostagem em outros locais.

Saiba mais sobre resíduos sólidos orgânicos e compostagem:

Além disso, confira o destaque “Orgânicos” no nosso perfil do Instagram para mais conteúdo.

Resíduos especiais ou perigosos

Pilhas, baterias, eletrônicos, lâmpadas. Eles são passíveis de logística reversa e não devem ser destinados para a coleta. O gerador precisa procurar os pontos de recebimentos especiais e levar até lá.

Saiba mais sobre como descartar alguns resíduos passíveis de logística reversa comumente gerados nas residências:

Rejeitos

O restante, tudo que não tiver as outras destinações mencionadas anteriormente. Normalmente é coletado pela coleta convencional e enviado para aterros sanitários

O tipo de coleta costuma ser diferente de uma cidade para outra e o ideal é sempre consultar como funciona na sua cidade, entrando em contato com a prefeitura e com a organização de catadores local e pedindo orientação.

Faça sua parte, colabore com a destinação correta dos seus resíduos!

Dúvidas

Entre em contato conosco pelo nosso e-mail (neper@eesc.usp.br) ou pelas nossas redes sociais que ficaremos felizes em ajudar!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima