Tema do 1º painel do VII SIRS

Hoje vamos apresentar o tema do primeiro painel do VII SIRS, que acontecerá no dia 9 de novembro.

Para promover a reciclagem, é importante que os produtos pós-consumo, ou resíduos sólidos, cheguem à indústria responsável pela recuperação dos seus materiais.

E como isso pode ser feito?

Uma forma interessante é por meio da Logística Reversa (LR), que consiste no conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada (BRASIL, 2010).

Os programas de LR podem acontecer por meio de acordos setoriais, regulamentos expedidos pelo Poder Público ou por termos de compromisso. Estes instrumentos têm como objetivo a implementação da responsabilidade compartilhada (do fabricante, importador, distribuidor, comerciante, consumidor e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos) pelo ciclo de vida do produto.

Exemplos destes programas:

– Embalagens de agrotóxicos (Sistema Campo Limpo – INPEV);

– Lâmpadas (Reciclus)

– Embalagens de óleos lubrificantes (Instituto Jogue Limpo)

– Eletroeletrônicos (GreenEletron), entre outros.

Também existem outros programas de LR que funcionam por meio de uma empresa privada que coleta determinado tipo de embalagem de certa empresa/produtora parceira. A exemplo temos o caso da @terracyclebr, que em parceria com a Nestlé e a Natura estabeleceu programas de LR de embalagens de plástico metalizado, o BOPP, e de cosméticos, entre outras parcerias.

Nesse contexto, o primeiro tema a ser abordado no VII SIRS será a “Importância da logística reversa na cadeia da reciclagem”.

Em breve divulgaremos os palestrantes e os temas dos outros painéis, então fique ligad@ nas nossas redes sociais!

Fonte: Lei 12305/2010 e SINIR

Texto e arte: Gabriela Oviedo Mena

Rolar para cima