17 Setembro
Autor: Administrador

Tema do VII SIRS: Reciclagem no Brasil

Você sabia que, em 2019, das 65,1 milhões de toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) coletadas no país, 30% era material seco passível de reciclagem, mas apenas 5,3% dessa fração foi efetivamente reciclada*?

É importante saber que depois de realizar todos os esforços para reduzir e reutilizar, a reciclagem ♻️ é uma das alternativas que nos permite transformar o que é considerado como resíduo ou perda, recuperando os materiais e criando valor.

Após 11 anos da criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), existem ainda muitos desafios pela frente para promover a reciclagem, a exemplo:
– da responsabilidade do setor produtivo em colocar no mercado materiais que sejam passíveis de reciclagem e se responsabilizar por todo o ciclo de vida do produto, criando programas de logística reversa.
– da responsabilidade do comerciante, criando pontos de entrega voluntária dos produtos oferecidos em seus estabelecimentos e orientando os consumidores.
da responsabilidade do consumidor em separar na fonte o reciclável seco do orgânico, participar em programas de coleta seletiva (caso sua cidade possuir) e encaminhar até as lojas os produtos que possuam um programa de logística reversa
– da responsabilidade dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, em desenvolver programas de educação ambiental, apoiar os catadores (as), criar pontos de entrega voluntária, conceder incentivos econômicos para as empresas que sejam responsáveis com os resíduos gerados, entre outras ações.

Nesse contexto, o VII Simpósio sobre Resíduos Sólidos (SIRS) organizado pelo NEPER, da EESC-USP, propôs-se a abordar o tema “Avanços e Desafios da Reciclagem no Brasil”, trazendo palestras que vão discutir temas como logística reversa, cooperativas de catadores e a reciclagem dos resíduos sólidos orgânicos.

Então fique ligad@ nas nossas redes sociais para ficar sabendo mais o que acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de novembro de 2021.

Ah! E não se esqueça que desta vez o SIRS será GRATUITO e ONLINE!


*Fonte: Dados referentes ao ano de 2019, publicado em 2020 pelo SNIS.


Texto e arte: Gabriela Oviedo Mena.

Categorias

  • Notícias Simpósio
  • Resíduos sólidos orgânicos
  • Ultimos Posts

    1º palestrante do VII SIRS
    Hoje vamos começar a divulgação dos palestrantes do VII SIRS Como [ ... ]
    Tema do 1º painel do VII SIRS
    Hoje vamos apresentar o tema do primeiro painel do VII SIRS, [ ... ]
    Tema do VII SIRS: Reciclagem no Brasil
    Você sabia que, em 2019, das 65,1 milhões de toneladas de [ ... ]